Domingo, 11 de Julho de 2010

- Pedestre no Barril

Passeio pedestre do Barril – Ericeira

No passado dia 8 de Agosto realizou-se na povoação do Barril, um simpático passeio pedestre organização pela associação desportiva da povoação em colaboração com os amigos dos “Trilhos da Maria”.

 

Depois de um convite do amigo Paulo e Maria para comparecer nesse dia, resolvi levar a companhia da minha cara-metade, sendo uma boa hipótese para nos envolvermos numa actividade física sem estar envolvidas bicicletas. Saí cedo de Palmela, seguindo rumo a Sintra onde depois tomaria o caminho da Ericeira rumo ao Barril. O tempo estava nublado e com leves ameaças de chuviscos, mas a temperatura não enganava o dia ameno que se iria apresentar. Chegando ao Barril, encontrei à entrada do campo de futebol o amigo Paulo e outros companheiros que iriam servir de guias. Depois de abastecer os camelbak e de ouvir um curto briefing, demos corda aos ténis.

Saímos em direcção a Talefe começamos a descer pelo vale circundante entre Valongo e Quintas-Encarnação, sempre em caminhos bastante acessíveis, fomos explorando as riquezas paisagísticas da região. Depois de ter transposto um pequeno topo, onde passávamos por umas belas quintas, rumámos em sentido de S. Lourenço para nos saciarmos com um belo repasto preparado para nos fortalecer.Além de ser uma experiência nova, é também uma maneira divertida de passarmos tempo com a família, partilhando um momento agradável em que todos podem participar sem grande esforço. Depois de compor o estômago, continuamos a nossa saga.

Sempre à conversa com o amigo Paulo em que o tema rondava bicicletas, pudemos partilhar conhecimentos, experiências, e dialogar mais do que uns escassos segundos como acontece quando nos cruzamos em competição. Esta segunda parte do passeio, foi mais empolgante pelas paisagens que nos proporcionava, passando em mais zonas arborizadas e em alguns casos o trilho estava coberto de folhas secas e envelhecidas pelo calor portentoso do verão.

Em algumas zonas, o tímido Sol rompia por entre as nuvens dando algum desconforto pelo ar abafado que já se sentia. Passando por Quintas-Encarnação abordamos a ultima parte do percurso que seria a subir no último quilómetro. Ainda pudemos ter o prazer de ver um potro seguindo a sua progenitora num prado ali perto, magnifico!!!

E assim finalizamos este passeio que decorreu-se na zona entre o Barril e S. Lourenço com uma extensão de 11km com um nível de baixa dificuldade. Chegando ao campo de futebol, ainda aproveitei a Feira do Alho que ali decorria para abastecer a dispensa lá de casa. Para finalizar convivemos num caricato almoço cheio de peripécias, estando á mesa pessoas bem dispostas e com histórias engraçadas para contar. Foi um experiência muito positiva e com vontade para se repetir num futuro próximo. Agradeço a companhia dos amigos dos “Trilhos da Maria” e que tenham boa sorte nos eventos desportivos, e não só! Até à próxima.

 

Mais fotos em Álbum de fotos Caminhadas

Carlos Vitorino às 22:15
|

MENU

RESCALDOS

- 2º Encontro Cannondale

- Pedestre no Barril

- Geo-Raid Estrela '10

- 1º Encontro Duros '10

- Alvalade-P.Côvo 2010

- Idanha/Zarza 2010

- Open BTT Cartaxo 2010

- Trilhos de Ota '10

- Geo-Raid Ald. Xisto 08

- 4º Raid Oeste '08

- Raid Selinda BTT 2008